STJD não acata liminar do Londrina, e classificação da Série B segue indefinida; Direito Desportivo é destaque na Amo Esportes Fair

Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, é a casa do Figueirense.

Foto: Getty Images Sports

 

A temporada 2019 já acabou, mas a classificação final da Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado segue indefinida. Em julgamento realizado nesta quinta-feira (9) no Rio de Janeiro, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não acatou a ação do Londrina, que pedia punição ao Figueirense por conta de atrasos salariais e o W.O na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. O entendimento dos desembargadores é de que a ação precisa passar pela procuradoria do STJD antes de ser julgada.

Ao fim das 38 rodadas da Série B, o Londrina foi rebaixado matematicamente à Série C, na 17ª colocação com 39 pontos - dois pontos abaixo do Figueirense, 16º colocado, que encerrou a disputa com 41 pontos. A equipe paranaense então ingressou na justiça desportiva cobrando decisão distinta à julgada anteriormente - pelo W.O., o Figueirense foi multado em R$ 3 mil, ao passo que não houve punição pelos atrasos nos salários de atletas.

Enquanto passa pela avaliação da procuradoria, o caso segue indefinido e, por hora, a classificação final da competição segue a mesma, com Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova rebaixados, e o Figueirense mantido na Série B.

Meeting de Direito Desportivo

A Medida Inominada impetrada pelo Londrina pedindo a punição do Figueirense envolve a esfera do Direito Desportivo e é um exemplo de atuação dos profissionais ligados à área, em franca expansão no país. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba, receberá o primeiro Meeting de Direito Desportivo da #AmoEsportesFair2k20. Sob coordenação do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), o evento colocará em debate os temas fundamentais para o desenvolvimento do Direito do Desporto no país e contará com renomados nomes atuantes no setor, no Brasil e no mundo.

Inscreva-se já 

O maior evento esportivo do país abrigará alguns dos principais pilares da cadeia esportiva, com qualificação, negócios e fomento. Serão sete meetings simultâneos, de Direito Desportivo, Marketing e Gestão Esportiva, Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Jornalismo Esportivo e Educação Física, com mais de 3,5 mil profissionais se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições estão abertas e acontecem no site https://amoesportesfair.com.br/ .