Sete das dez maiores vendas do futebol brasileiro foram para a Espanha; processo de formação de jogadores será discutida na Amo Esportes Fair

Sete das dez maiores vendas do futebol brasileiro foram para a Espanha; processo de formação de jogadores será discutida na Amo Esportes Fair

 

Celeiro de craques, o futebol brasileiro se notabilizou ao longo dos anos como um dos principais formadores e exportadores de talentos para o mundo, principalmente para a Espanha: das dez maiores transferências do futebol nacional ao exterior, sete foram para clubes que atuam na La Liga.

O mais recente caso é a venda do meia Reinier, de 18 anos e que despontou no Flamengo nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, ao Real Madrid, oficializada nesta semana. O valor do negócio girou em torno de 30 milhões de euros, por vínculo até junho de 2026. As cifras milionárias colocam Reinier no Top 10 de maiores negociações da história do futebol brasileiro.

Atual campeão da La Liga, o Barcelona foi protagonista em duas grandes transações envolvendo brasileiros: comprou o meia Arthur, do Grêmio, por 40 milhões de euros, em 2018, e o atacante Neymar, do Santos, por mais de 88 milhões de euros, na maior operação para contratar um atleta brasileiro até hoje.

Confira as 10 maiores transações do futebol brasileiro ao exterior:

1 - Neymar, do Santos para o Barcelona: 88,4 milhões de euros (2013)

2 - Vinícius Júnior, do Flamengo ao Real Madrid: 45 milhões de euros (2018)

2 - Rodrygo: do Santos ao Real Madrid: 45 milhões de euros (2017)

4 - Lucas Moura: do São Paulo ao PSG: 43 milhões de euros (2012)

5 - Arthur, do Grêmio ao Barcelona: 40 milhões de euros (2018)

6 - Lucas Paquetá, do Flamengo ao Milan: 35 milhões de euros (2018)

7 - Gabriel Jesus, do Palmeiras ao Manchester City: 32,7 milhões de euros (2016)

8 - Oscar, do Internacional ao Chelsea: 31,9 milhões de euros (2012)

9 - Denilson, do São Paulo ao Real Bétis, 31,5 milhões de euros (1998)

10 - Reinier, do Flamengo ao Real Madrid, 30 milhões de euros (2020)

 

Grandes nomes ligados ao processo de formação dos jogadores brasileiros estarão presentes na #AmoEsportesFair2k20, entre os dias 14 e 16 de fevereiro no Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba. Organizado em parceria pela Amo Esportes e o Club Athletico Paranaense, e com organização da Pluri Consultoria, o 1º Meeting de Marketing e Gestão Esportiva é dirigido para profissionais que já atuam no setor e para aqueles que desejam ingressar no ambiente do sport business. 

Entre os profissionais confirmados no encontro, estão Ary Rocco (ECAUSP), Marcos Motta (professor da CBF Academy e da Escola Universitária Real Madrid/Universidad Europea), Bichara Abidão Neto, Amir Somoggi (Sports Value), Sérgio Pugliese (Approach Comunicação), Fábio Wolff (Wolff Sports & Marketing), Flávio Zaclis (Barn), Thiago Scuro (RB Bragantino), André Figer e Stephanie Figer (Grupo Figer), entre outros. Profissionais ligados ao futebol espanhol, especialmente à La Liga, também participarão do evento na capital paranaense.

Inscrições - O Meeting de Marketing e Gestão Esportiva acontecerá simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições acontecem no site https://amoesportesfair.com.br/ .