Federação lança movimento #ElasNoEstádio para incentivar presença feminina no Paulistão 2020

Federação lança movimento #ElasNoEstádio para incentivar presença feminina no Paulistão 2020

 

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou uma campanha para impulsionar a presença de torcedoras no Paulistão 2020. O movimento “Elas No Estádio”, elaborado em conjunto com os 16 clubes que participam da competição, tem explicação em um número preocupante: apenas 14% do público que frequenta os estádios do Paulistão é feminino, segundo o Datafolha.

A federação e os clubes encomendaram um estudo junto ao Ibope/Repucom que constatou ainda que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar as mulheres das arquibancadas. Ainda neste contexto, as mulheres entrevistadas relataram que lhes faltava companhia ou incentivo de seu círculo social para frequentar os jogos. Três perfis de mulheres foram ouvidos: as que não frequentam os estádios, as que vão eventualmente e as torcedoras de carteirinha, assíduas dos jogos.

As primeiras iniciativas do movimento serão o atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência - nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino -, - abertura de um canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e ainda  o incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.

"Veto" a homens na coletiva

O lançamento da campanha #ElasNoEstádio”, nesta terça-feira (21) na sede da FPF, em São Paulo, teve presença 100% feminina por parte da imprensa. Enquanto as jornalistas participaram da coletiva da Diretora de Futebol Feminino da Entidade, Aline Pellegrino, e da Coordenadora de Marketing do Botafogo-SP, Laura Louzada, os jornalistas foram convidados a acompanharem o pronunciamento por um telão, em um ambiente separado.  “Os homens ficaram do lado de fora hoje, e isso é o que acontece com as mulheres nos dias dos jogos. Futebol reflete o que é a sociedade”, explicou Aline Pellegrino, finalista do Prêmio Amo Esporte na categoria “Melhor Dirigente de Ligas e Confederações”.

Futebol feminino em pauta na #AmoEsportesFair2k20

Megaevento da indústria do esporte, a #AmoEsportesFair2k20 reunirá no Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba, importantes nomes ligados ao futebol feminino. Técnica da Seleção Brasileira feminina de futebol, a sueca Pia Sundhage participa do 1º Meeting de Jornalismo Esportivo para debater o futebol feminino no Brasil e a mulher no jornalismo esportivo. A mesa redonda terá ainda a presença das jornalistas Vanessa Riche e Martha Esteves, e do espanhol Pedro Malabia, Diretor de Futebol Feminino da La Liga, um dos campeonatos femininos mais conceituados do mundo - com ampla experiência em gestão estratégica de negócios, o dirigente espanhol também estará no 1º Meeting de Marketing e Gestão Esportiva.

Inscrições - O Meeting de Marketing e Gestão Esportiva acontecerá simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições acontecem no site https://amoesportesfair.com.br/ .