Brasileirão terá recorde de marcas próprias em 2020

25% dos clubes da elite do futebol brasileiro fazem a gestão de seus próprios materiais esportivos.

Foto: Getty Images Sports

 

O Campeonato Brasileiro 2020 ainda não começou, mas apresentará aos torcedores uma nova realidade no país: cada vez mais clubes da elite do futebol brasileiro investem em suas marcas próprias de material esportivo. Na competição deste ano, cinco dos 20 clubes na disputa devem entrar em campo com uniformes caseiros - um recorde nesse quesito, que representa 25% dos times da Série A.

Sem contar com os pomposos acordos com marcas esportivas de outros clubes de massa do país, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza e Goiás investiram em suas marcas para o mercado regional, e certamente não se arrependem disso: uma semana depois de apresentar sua marca própria, no fim de 2019, o Ceará, por exemplo, precisou pedir à fábrica parceira no negócio um lote extra de 10 mil camisas - o lote inicial, também com 10 mil peças, se esgotou em cinco dias. O faturamento do clube cearense com os primeiros lotes de seu uniforme é estimado em R$ 2 milhões.

Os números mostram uma tendência no cenário nacional, já que no Brasileiro 2019 eram três os clubes que ostentavam marcas próprias: Bahia, Fortaleza e CSA.

As oportunidades e desafios na gestão de marcas próprias de material esportivo serão um dos temas discutidos no Meeting de Marketing e Gestão Esportiva da #AmoEsportesFair2k20, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba.

O maior evento esportivo do país abrigará alguns dos principais pilares da cadeia esportiva, com qualificação, negócios e fomento. Serão sete meetings simultâneos, de Marketing e Gestão Esportiva, Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física, com mais de 3,5 mil profissionais se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições estão abertas e acontecem no site https://amoesportesfair.com.br/ .