Botafogo a um passo de virar clube-empresa; aspectos dos clubes-empresa serão discutidos na #AmoEsportesFair

Novo modelo de gestão do Botafogo será votado pelos sócios do clube nesta sexta-feira (27).

Foto: Vitor Silva/Botafogo

 

Se dentro de campo o Botafogo não viveu bons momentos em 2019, com a oitava colocação no Campeonato Carioca, a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil e a presença constante nas últimas colocações do Campeonato Brasileiro, onde brigou para não cair até as últimas rodadas, o extracampo do clube carioca também foi tumultuado: em meio a uma das mais graves crises financeiras de sua história, cortes de luz, água, ameaças de greve por parte dos funcionários e atraso nos salários fizeram parte do cenário do Alvinegro. A viabilidade do clube para os próximos anos poderá ser definida nesta sexta-feira (27), com a votação em assembleia para a mudança de gestão para o formato de clube-empresa.

O assunto que vem sendo tratado internamente desde 2018 já foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo. Se ratificada pelos sócios do clube, a criação da Botafogo S.A. deve colocar o Botafogo como exemplo no processo de profissionalização do futebol brasileiro. Atualmente, a dívida do clube carioca gira em torno de R$ 1 bilhão. De acordo com o modelo que promete ser a “salvação” do time, o valor mínimo de aporte no futebol terá de ser de R$ 200 milhões. Os recursos virão de um novo investidor, que já é buscado pelo Botafogo nos bastidores.

Os aspectos dos clubes-empresas serão discutidos no Meeting de Marketing e Gestão Esportiva da #AmoEsportesFair2k20, em fevereiro de 2020. Sob o tema "clube-empresa: revolução ou retrocesso?”, as vantagens e desvantagens das estruturas societárias e seus modelos de sucesso no mundo serão abordados por grandes nomes ligados ao tema. O encontro é promovido pela Amo Esportes e o Club Athletico Paranaense, em parceria com a Pluri Consultoria.

Inscrições - O Meeting de Marketing e Gestão Esportiva acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Estádio Athletico Paranaense, simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições estão abertas e acontecem no site https://amoesportesfair.com.br/.