A dança dos técnicos no futebol brasileiro

A dança dos técnicos no futebol brasileiro

A Pluri Consultoria apresentou essa semana estudo sobre a rotatividade dos técnicos no futebol brasileiro nos últimos dez anos. O dossiê revela que, em média, os clubes brasileiros mudam de treinador uma vez por semestre, prazo pouco superior ao “Período de Experiência” definido pela legislação trabalhista.

Entre os vinte clubes analisados, o Ceará com 29 trocas é o líder em mudanças seguido por e Sport e Vitória com 26. Entre os clubes que menos trocaram estão Corinthians e Grêmio com 11 cada, Santos com 12 e Atlético Mineiro, Palmeiras e Cruzeiro com 14 alterações no comando técnico.

O Corinthians é o clube em que o treinador dura mais tempo no cargo, 12,7 meses, enquanto no Ceará, o último da lista de vinte clubes, o trabalho dura em média apenas 4 meses.

A publicação revela que dezembro é o mês mais perigoso para o treinadores, neste período acontecem 12,6% das trocas. Alerta também para agosto e setembro com 11,8% e 11,5%, das mudanças de técnico. A chance de demissão nestes três meses é 68% maior que nos demais meses do ano. Agosto e setembro coincidem justamente com os jogos da metade da tabela do campeonato brasileiro, quando os clubes percebem, de fato, pelo que vão brigar até o fim da competição. O estudo completo você encontra no link  http://www.pluriconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2019/12/A-rotatividade-de-treinadores-no-Brasil.pdf 

Marketing e Gestão Esportiva - A AMO Esportes Fair realiza em fevereiro de 2020, na Arena da Baixada em Curitiba, seu primeiro Meeting de Marketing e Gestão Esportiva. Promovido pela Amo Esportes e o Club Athletico Paranaense em Parceria com a Pluri Consultoria, o encontro colocará em debate os temas fundamentais para o desenvolvimento da indústria do esporte no Brasil. Dirigido para profissionais que já atuam no setor e para aqueles que desejam ingressar no ambiente do sport business, o evento tem a coordenação do economista e fundador da Pluri Consultoria Fernando Ferreira.

Inscrições - O Meeting de Marketing e Gestão Esportiva acontecerá simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. As inscrições em https://amoesportesfair.com.br/pt/marketing-esportivo